Falso advogado prometia diminuir parcelas em financiamentos
(Robert, Marleide e Alan são membros da Comissão de Direito e Prerrogativas da OAB/AM)
A Comissão de Direito e Prerrogativas da OAB/AM de identificou aquela que pode ser uma das maiores fraudes contra o exercício da advocacia no Amazonas.
Em fiscalização realizada nesta terça, 28, na sede da HL Consultorias, os membros da Comissão comprovaram a existência de um esquema montado por falsos advogados para enganar pessoas interessadas em diminuir parcelas de financiamentos.
No caso da HL Consultorias, o membro da Comissão, Alan Johnny, esclareceu quea "empesa"atuavam como se fosse um escritório de advocacia, mas sequer identificava em suas placas os advogados responsáveis e suas inscrições na OAB. "Ao nos apresentar ao atendente, ele nos confessou ser o responsável pelo escritório local e que o advogado que o apoia não é de Manaus, e sim de Fortaleza". Francisco Chagas da Silva, que respondia pela Consultoria, foi preso.
Para atuar em outro Estado o advogado (ou escritório) deve possuir um registro próprio para cada seccional onde atua. O que não ocorreu com a HL Consultorias que estava agindo de forma clandestina.
O responsável preso, Francisco Chagas da Silva, mesmo sem credencial, agia como se fosse advogado e recebia diversos documentos de seus clientes - inclusive honorários.
Conforme as denúncias recebidas pela Comissão, diversos escritórios estariam funcionando nesse mesmo esquema em Manaus . A origem deles partiria do Ceará, onde estão os principais responsáveis pelo golpe. O grupo que contrata pessoas que captam clientes nas grandes cidades para ações revisionais contra Bancos, prometendo redução de parcelas e juros.
"Empresas de consultoria que na verdade são 'fachadas' e atuam como Escritórios de advocacia, com fluxo grande de pessoas e muitas delas insatisfeitas com as falsas promessas", afirma Robert Areias, também membro titular da Comissão.
ASSUNTOS: falso advogado, OAB, Secundário, Amazonas, Justiça & Direito