Falsos empresários que praticavam novo golpe são presos em Manaus
Manaus/AM - José Francisco de Souza Bezerra, 43, conhecido como “Max”, e Irailto Santos de Oliveira, 43, foram presos nesta quinta-feira (21) por estelionato e associação criminosa, em cumprimento a mandados de prisão preventiva, e Manoel Franco Filho, 55, foi autuado em flagrante por receptação, no bairro São Francisco, zona Sul da capital.
Conforme o delegado Aldeney Goes, titular do 24º Distrito Integrado de Polícia, as investigações tiveram início quando uma vítima relatou que havia negociado na Internet a venda de uma carga de produtos frios para uma pessoa que fez um depósito falso em uma agência bancária, e exibiu o documento para que a mercadoria fosse liberada antes que o golpe fosse descoberto.
“Os infratores se passavam por empresários e diziam morar no interior do Estado. Eles colocavam um envelope vazio no caixa eletrônico e entregavam o comprovante, com o valor acertado com as vítimas, para retirarem os produtos”, explicou Goes.
Segundo o delegado, as imagens captadas pelas câmeras de segurança das agências bancárias onde os falsos depósitos eram realizados, mostram que José seria o líder do esquema criminoso. O homem já estava sendo investigado desde 2015 pelo mesmo crime, quando o delegado ainda respondia pela titularidade do 25º DIP, no bairro Armando Mendes, zona Leste.
“Já conseguimos identificar, somente na área de abrangência do 24º DIP, cerca de 12 vítimas. Um dos comparsas de José, André Emanuel, chegou a ser preso no início das investigações, mas acabou solto por decisão do Judiciário. Continuamos monitorando André e percebemos que ele está envolvido no esquema criminoso. No último fim de semana eles aplicaram novos golpes”, ressaltou.
Goes disse que José e Irailto participavam, diretamente, dos golpes e que Manoel revendia os produtos oriundos da prática ilícita. Além deles três ,Eduardo Xavier Ribeiro Junior, 32, e André Emanuel da Silva Junior, 25, teriam participação no esquema criminoso. Eles estão sendo procurados pelas equipes do 24º DIP.
Irailto e José foram indiciados por estelionato e associação criminosa. Eles serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.
ASSUNTOS: Amazonas, golpe manaus, Manaus, polícia, Policial