Falta de incentivos à ZFM deve preocupar sociedade, diz deputado
Em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas na quarta-feira,12, o deputado estadual Abdala Fraxe (PTN) analisou a informação de que a União Europeia quer extinguir a Zona Franca de Manaus (ZFM) e chegou à conclusão de que o maior problema do modelo é a falta de incentivos do governo federal.
“A preocupação da União Europeia é com o Inovar-Auto, que é a concessão de benefícios fiscais para a indústria automobilística brasileira e isso, sim, afeta a União Europeia. Por causa da diferenciação houve esse ataque à Zona Franca, por causa da diferenciação tributária existente no Brasil como um todo”, afirmou, destacando também a Lei de Informática.
O parlamentar destacou que o verdadeiro problema da ZFM não é a União Europeia, mas sim a falta de compromisso do governo federal com o Amazonas e o não cumprimento das promessas feitas à população amazonense pela presidente Dilma Rousseff (PT), ainda em 2010, como a prorrogação da Zona Franca.
“No ano de 2010 foram feitas falsas promessas da presidente Dilma ao povo amazonense. Esse é o problema da Zona Franca e não a Comunidade Europeia. Todos nós sabemos que essa prorrogação da ZFM dificilmente será votada neste ano e se não for votada este ano, dificilmente será aprovada”, afirmou.
Fraxe lembrou ainda que o compromisso da presidente deveria ser honrado, principalmente por conta da quantidade de votos conseguidos no Amazonas nas últimas eleições. “Ela deveria ter honrado esse compromisso logo no primeiro ano de governo, visto que o povo amazonense lhe rendeu cerca de 90% dos votos”, destacou.
ASSUNTOS: incentivos fiscais, Inovar-Auto, Política, UNIAO EUROPEIA, ZFM, Amazonas