Feiras e agências bancárias de Manaus podem ter cabines de desinfecção
Manaus/AM –Na sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de terça-feira, dia 12, foi cobrado do poder público a instalação de cabines de desinfecção em feiras, bancos e órgãos públicos de Manaus, para ajudar a combater a covid 19.
A medida foi proposta pelo vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) que informa que as cabines de desinfecção possuem pulverizadores que liberam produtos químicos desinfetantes sobre a pele, roupas e objetos que estejam com a pessoa.
A cabine possui altura e largura suficiente para que as pessoas passem pelo seu interior em pé, ou em cadeiras de rodas, e possuem jatos pulverizadores que funcionam através de um sistema de esguicho e ejetam jatos desinfetantes, cuja composição inclui o quaternário de amônia, produto que combate bactérias, vírus e demais microrganismos causadores de doenças infecciosas.
“Com a instalação dessas cabines ajudaremos a proteger a população e os trabalhadores dos serviços essenciais. Será uma medida que servirá de exemplo para órgãos privados também, nós precisamos inovar cada vez mais no combate a esse vírus, essa é uma questão de saúde pública” conclui Bessa.
Mas o Conselho Federal de Química informou que a eficácia do procedimento não foi comprovada. "Não há estudos científicos que comprovem a eficácia do uso desse tipo de desinfecção ou de higienização para eliminar microrganismos que eventualmente possam estar depositados em roupas", diz o CFQ.
Veja também
ASSUNTOS: cabines de desinfecção, CFQ, cmm, Feiras e agências bancárias, jatos pulverizadores, Amazonas