Fiocruz e Tropical passam a realizar exames de Covid-19 em Manaus
Manaus/AM -A capacidade de realização do exame de diagnóstico de Covid-19 será ampliada em 30% com o trabalho sendo realizado por mais dois laboratórios. Atualmente os exames RT-PCR (biologia molecular) são realizados apenas pelo Laboratório Central de Saúde Pública e agora a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fiocruz Amazônia também passarão a processar os exames do novo coronavírus, aumentando para cerca de 7 mil o total de amostras analisadas semanalmente.
Com o início dos trabalhos, a FMT-HVD conseguirá processar 200 testes por dia, enquanto a Fiocruz Amazônia terá capacidade para processar 100 amostras diárias. Atualmente, o Lacen realiza 720 diagnósticos por dia, em regime de trabalho de 24h.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, o reforço dos novos laboratórios irá contribuir na agilidade dos resultados.
“O Lacen tem pendência de resultado de amostras, que, a partir de agora, serão redistribuídas para os laboratórios da Fundação de Medicina Tropical e Fiocruz Amazônia, como forma de acelerar esse processo para emissão de resultado”, explicou.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, exames covid-19, fiocruz, fundação tropical, FVS-AM, Lacen-AM, Manaus, Amazonas