Fumaça que encobre Manaus vem do Pará, afirma governador do Amazonas
Manaus/AM - O governador do Amazonas, Wilson Lima, declarou nesta sexta-feira (3) que a fumaça que encobre a capital amazonense vem de queimadas no estado vizinho, o Pará.
“Agora essa fumaça que está vindo aqui, ela está vindo do estado vizinho, do estado do Pará, que, nesse momento, também começa a sofrer os efeitos da estiagem, uma seca histórica em que a gente tem esses problemas – de desmatamento e de queimadas”, disse Wilson Lima em vídeo publicado nas redes sociais.
Manaus amanheceu nesta sexta-feira encoberta por fumaça pelo sexto dia consecutivo. Nos primeiros dois dias de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 20 focos de incêndio no Amazonas. No Pará, foram 1.041 queimadas.
No Brasil, o Pará é o estado com maior número de incêndios registrados no ano, com 32.160. O Amazonas é o segundo segunda, com 18.680.
Wilson Lima reforçou que o governo estadual está trabalhando no combate às queimadas. "Nós estamos trabalhando muito com as nossas equipes aqui na Região Metropolitana e também no sul do Amazonas. Cem pessoas já foram detinas, mais de R$ 140 milhões em multas foram aplicadas", disse.
ASSUNTOS: Amazonas