FVS se pronuncia sobre alerta de aumento dos casos de Covid-19 em crianças de Manaus
Manaus/AM - Após a divulgação do suposto “Alerta Vermelho aos Professores” sobre explosão de casos confirmados da Covid-19 em crianças entre 8 e 13 anos nas unidades públicas de saúde de Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) se manifestou. O órgão disse que a mensagem é falsa. O texto foi amplamente divulgado nesta sexta-feira (17) em redes sociais.
A FVS-AM esclarece que realiza o monitoramento diário de casos internados da Covid-19 junto às unidades de saúde públicas e particulares do Amazonas. O perfil epidemiológico de crianças e adolescentes relacionado à infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) está disponível, a toda sociedade, por meio do link https://bit.ly/3eLETvX, e é atualizado periodicamente.
A FVS-AM informa que não há aumento significativo nos casos confirmados de Covid-19 em crianças e adolescentes em nenhuma das unidades de saúde pública estadual citadas na mensagem falsa.
Alerta
A FVS-AM alerta a população em geral para evitar o compartilhamento de mensagens e áudios nos quais não há identificação da fonte da informação.
Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, as notícias falsas, conhecidas por “fake news”, estimulam um desserviço para a sociedade. “É necessário ser crítico e não compartilhar mensagem se não tem certeza. Cada cidadão tem um papel importante no combate de notícias falsas”, completou.
Veja também
ASSUNTOS: casos covid-19 crianças manaus, coronavírus Manaus, FVS-AM, professores covid-19 manaus, Susam, volta aulas Manaus, Amazonas