Compartilhe este texto

Garimpeiros que invadiram Rio Madeira mostram rotina de atividade ilegal na internet

Por Portal Do Holanda

25/11/2021 10h48 — em
Amazonas


Ouro extraído por um dos garimpeiros - Foto: Divulgação
Ouro extraído por um dos garimpeiros - Foto: Divulgação
ouça este conteúdo

Manaus/AM - Centenas de garimpeiros que tomaram um trecho do Rio Madeira desde o último fim de semana, estão compartilhando nas redes sociais as atividades de extração ilegal de ouro na área.

Sem temor algum de serem punidos, eles publicam fotos da pesagem de ouro, do processo de sucção da areia do fundo dos rios e de mergulhadores em atividade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
As publicações acabam incentivando ainda mais a chegada de novos grupos de garimpeiros ao local. Segundo o Greenpeace, em menos de sete dias, mais de 300 dragas já atracaram no trecho e tem iniciado os trabalhos sem nenhum tipo de autorização.

Foto: dIvulgação

Foto: dIvulgação
A extração ilegal tem impacto direto na natureza e na vida dos moradores que se alimentam da pesca local. Isso porque os garimpos fazem uso indiscriminado de produtos químicos altamente poluentes como o mercúrio que são jogados diretamente nas águas e podem causar doenças gravíssimas, além de danos irreparáveis ao meio ambiente. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal, o Ibama, a Polícia Federal e outros órgãos competentes já se mobilizam para tentar conter a ação dos garimpeiros.

A Polícia Federal organiza uma ação para remover as dragas e seus trabalhadores da região.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas