Governador Wilson Lima empossa 63 novos servidores da Polícia Civil

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O governador Wilson Lima empossou, nesta quinta-feira (27), mais 63 servidores da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), entre policiais civis e peritos, que vão atuar em todo o estado. A nova convocação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, que busca fortalecer a segurança pública com investimentos em efetivo policial, infraestrutura e tecnologia. Com essa chamada, o Governo do Amazonas alcança a marca de 250 policiais civis convocados pelo concurso de 2022, o primeiro realizado para a corporação desde 2011.
Durante a cerimônia de posse, Wilson Lima destacou que a ampliação do efetivo policial é estratégica para o combate ao crime organizado, principalmente no interior do estado. Segundo ele, a nova convocação garantirá que todos os municípios do Amazonas contem com a presença da Polícia Civil. "Até 2019, mais de 50% do Amazonas não tinha Polícia Civil, apenas a Polícia Militar. Agora, todos os municípios terão esse reforço na segurança pública", afirmou o governador.
Foram empossados 10 delegados, 7 escrivães, 38 investigadores e 8 peritos criminais. Os delegados, escrivães e investigadores serão lotados em 23 municípios do interior, enquanto os peritos atuarão na capital, fortalecendo os trabalhos do Instituto Médico Legal (IML). A convocação do grupo foi anunciada pelo governador em fevereiro deste ano e dá continuidade ao reforço na segurança estadual.
A posse marca a terceira chamada de aprovados no concurso de 2022. Em dezembro de 2023, 163 policiais civis assumiram seus cargos, seguidos por mais 24 em setembro de 2024. O delegado Igor Nunes, primeiro colocado no certame, celebrou a conquista. "Foi um momento de extrema felicidade ver meu nome no Diário Oficial, coroando muitos anos de estudo. Espero poder contribuir para a segurança do Amazonas", afirmou.
Os investimentos do Governo do Amazonas na segurança pública têm gerado resultados expressivos. Em 2024, a Polícia Civil apreendeu 19,2 toneladas de drogas, registrando um aumento de 90% no cumprimento de mandados de prisão em comparação com 2023. Além disso, houve crescimento no combate a crimes contra mulheres, crianças e adolescentes, e uma redução de 30% nos roubos de veículos, a quinta maior queda do país.
Em 2025, o Amazonas iniciou o ano com avanços nos índices de segurança. Mais da metade dos municípios não registraram homicídios no primeiro bimestre, enquanto o estado teve uma redução de 16% nos índices gerais de violência, superando a média nacional de 5%. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), o Amazonas avançou da 24ª para a 7ª posição em segurança pública, o melhor resultado em nove anos.

ASSUNTOS: Amazonas