Governadores fazem acordo para que Amazonas receba cota extra de vacinas
Manaus/AM - Governadores de 15 estados se reuniram via internet na noite dessa quinta-feira (21) e "votaram" para que o Amazonas receba uma cota extra da vacina contra o coronavírus, devido a situação caótica do sistema de saúde e o avanço devastador na nova cepa no estado.
Eles defendem que além das vacinas já previstas no Plano Nacional de Vacinação, o Amazonas receba ainda 5% a mais de vacinas dos lotes que ainda serão liberados pela Anvisa.
Eles pontuaram a gravidade da situação e afirmam que a imunização do maior número de pessoas possíveis vai ajudar a conter a propagação do vírus.
Wellington Dias (PT), governador do Piauí que participou a reunião, disse que "a questão é humanitária" e que o alto potencial de transmissibilidade é perigoso e merece toda a atenção.
A Anvisa deve anunciar hoje (22), se libera um novo lote da Coronavac que foi produzida no Brasil pelo Butantan. Os líderes querem que a remessa extra seja enviada ao Amazonas já a partir desse lote e também da vacina de Oxford que está prevista para chegar hoje.
Se o acordo de fato se concretizar, o Amazonas pode receber 300 mil novas doses das vacinas nos próximos dias.Além de Dias, participaram da reunião os governadores do Pará, Alagoas, Paraná São Paulo, Rio de Janeiro e outros.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas