Compartilhe este texto

Governo Lula anuncia construção de maternidades no Amazonas com até 150 leitos

Por Portal Do Holanda

11/07/2024 9h40 — em
Amazonas


Projeto arquitetônico das novas maternidades - Foto: Reprodução/Youtube MS

Manaus/AM - O estado do Amazonas receberá duas novas maternidades, uma em Manaus e outra em Parintins. As construções serão realizadas com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O projeto visa a construção de 36 novas maternidades distribuídas em 21 estados brasileiros. 

Estima-se que esses empreendimentos beneficiarão mais de 26 milhões de mulheres, proporcionando até 583 mil atendimentos por ano. As unidades serão estrategicamente localizadas em regiões com altos índices de mortalidade materna e carência de leitos, priorizando áreas de saúde de maior necessidade. 

Cada maternidade será projetada para oferecer serviços de média e alta complexidade, atendendo gestantes, puérperas e recém-nascidos em situações de risco.

Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelos projetos, destacou que as maternidades serão divididas em dois portes: porte 1, com 8.200m² e capacidade para até 100 leitos; e porte 2, com 10.150m² e capacidade para até 150 leitos. Cada unidade será equipada com infraestrutura completa, incluindo centros de parto normal intra-hospitalar, suítes de pré-parto, parto e pós-parto, centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva neonatal, entre outros.

Todos os materiais e especificações serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde para garantir que as maternidades estejam operacionais o mais breve possível, atendendo às necessidades da população de forma eficiente.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas