Governo vai testar estrutura de socorro em diversos pontos da cidade
O Governo do Amazonas vai intensificar o cronograma de testes da estrutura de socorro e segurança de Manaus para a Copa do Mundo de 2014 com a realização de simulados mensais até dezembro deste ano, em diversas áreas. Nesta quarta, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes teve sua estrutura de socorro em caso de acidente aéreo avaliada.
Um simulado representou o atendimento em uma situação de queda de aeronave com passageiros, durante pouso na pista. “Hoje foi um simulado sobre o qual só quem sabia o que iria acontecer era a direção, ninguém mais sabia. Foi tudo feito de surpresa. É uma situação simulando o real mesmo”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Martins Costa.
O tempo de deslocamento das viaturas de combate a incêndio, o controle das chamas e o tempo para socorrer as vítimas são as principais questões analisadas. Observadores dos órgãos de segurança da Copa em Manaus anotaram cada um dos quesitos que vão compor o relatório.
Segundo o superintendente da Infraero, Aldecir Lima, anualmente o Aeroporto Eduardo Gomes passa por revisões na segurança e realiza simulados. O aeroporto é dotado de uma estrutura permanente para atender casos de emergência e tem a competência de atender aos acidentes somente dentro do aeroporto.
A praia da Ponta Negra e locais que devem receber grande concentração de pessoas durante a Copa do Mundo em Manaus serão incluídos no cronograma, que também contemplará a Arena da Amazônia, após a inauguração em dezembro.
ASSUNTOS: copa, socorro, teste, Manaus, Amazonas