Gripe x Dengue: entenda diferença entre as doenças

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O Amazonas enfrenta período chuvoso, de novembro a maio, que coincide com a sazonalidade de doenças como dengue e gripe (influenza). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) enfatiza a diferença dos sintomas dessas doenças, facilitando a busca por atendimento médico em tempo adequado e diagnóstico correto.
Dengue e gripe são doenças que apresentam sintomas semelhantes, incluindo o aparecimento de febre, cansaço e dor no corpo. No entanto, diante da apresentação desses quadros clínicos, a dengue se diferencia com a febre alta imediata e o aparecimento de manchas vermelhas.

A censura ao Rap e ao Funk
Sinais e sintomas
A influenza é caracterizada por febre moderada a alta, dor de garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca ou produtiva, dores musculares e articulares, cansaço e dor de cabeça. Já a dengue apresenta, além de dor de cabeça e dor muscular, febre alta, dor na região atrás dos olhos (dor retro-orbital), manchas vermelhas na pele (exantema), náuseas, vômitos e cansaço extremo.
Onde procurar atendimento?
Para a dengue, a SES-AM destaca que, em casos leves, buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. São sinais de risco para dengue: alteração da pressão arterial, dor abdominal e sinais de hemorragia (derrame ocular e sangramento de gengiva). Em casos graves, a orientação é buscar atendimento em unidades de emergência. A SES-AM conta com equipes capacitadas para prestar total assistência.
Para vírus respiratórios, a SES-AM ressalta que a rede de assistência hospitalar desenvolve estratégias essenciais no controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre as ações executadas estão triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.
A SES-AM reforça a importância de, no início dos sintomas gripais, beber bastante água, para se manter hidratado, usar máscara e buscar atendimento nas UBS. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar. A SES-AM conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.
Monitoramento e prevenção
A FVS-RCP realiza monitoramento do cenário epidemiológico de vírus respiratórios e arboviroses com alertas à rede de saúde, incluindo notas técnicas; além de distribuir insumos para ações de educação em saúde e mobilização social, tanto de prevenção de vírus respiratórios e das arboviroses.
Outras ações incluem a realização de reuniões técnicas junto às Secretarias Municipais de saúde, a distribuição de vacinas, testes de diagnóstico de covid-19 e medicamento oseltamivir, para tratamento de influenza. A FVS-RCP ressalta que toda a rede de assistência à saúde, tanto na capital como no interior do estado, está abastecida com testes para covid-19 e oseltamivir.
A FVS-RCP alerta, ainda, para a importância da prevenção de vírus respiratórios a partir de medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória e evitar aglomerações. Para prevenir arboviroses, como a dengue, a orientação é combater os focos de acúmulo de água que são locais propícios para a criação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti.

ASSUNTOS: Amazonas