Homem morre de traumatismo craniano e rins são doados para dois no AM
Manaus|AM - A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) recebeu, nesta semana, autorização para realizar dois transplantes de rim. Os procedimentos ocorreram no Hospital Santa Júlia, unidade de saúde credenciada para operar esse tipo de intervenção cirúrgica. A doação veio de uma única pessoa e beneficiou dois pacientes que necessitavam do órgão.
Os rins vieram de doador do sexo masculino, de 23 anos, que veio a óbito por conta de um trauma crânio encefálico (TCE). A família autorizou a doação dos órgãos.
Os receptores foram dois pacientes do sexo masculino, de 56 e 66 anos, que estavam na fila de transplantes, em decorrência de insuficiência renal crônica. De acordo com a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, é importante a conversa entre familiares sobre o desejo de doar seus órgãos. “É fundamental que em vida, as pessoas conversem com os familiares, e amigos, sobre o desejo de ser doador de órgãos. No momento da entrevista familiar feita pelos profissionais de saúde, isso ajudará a família a tomar a decisão de autorizar a doação”, enfatizou a coordenadora.
No Amazonas, de janeiro até dezembro, 50 pacientes receberam transplante de rim entre doador vivo e falecido, sendo 37 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, nas idades de 14 a 66 anos, todos diagnosticados com insuficiência renal crônica e que precisavam realizar diálise.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas, doação de órgãos, Hospital Santa Júlia, Manaus, rins, transplante, traumatismo craniano, Amazonas