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Hospital Adventista e plano de saúde são autuados por suspensão de atendimento sem justificativa

Por Portal Do Holanda

19/12/2024 22h34 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Hospital Adventista e uma operadora de plano de saúde foram autuados pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), nesta quinta-feira (19), para prestar esclarecimentos sobre a suspensão de atendimento ambulatorial de urgência e emergência. 

A fiscalização ocorreu após denúncias feitas por consumidores nas redes sociais, relatando dificuldades para obter atendimento. Após a notificação, tanto o hospital quanto a operadora do plano de saúde terão um prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Segundo o órgão, a operadora e o hospital interromperam os serviços sem fornecer um prazo para retomada das atividades. Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a ausência de informações claras sobre a retomada dos atendimentos fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“É imprescindível que os consumidores tenham acesso aos serviços garantidos por contrato. A suspensão sem justificativa plausível e sem previsão de retorno configura uma prática abusiva”, destacou.

Entre as reivindicações do órgão estão: esclarecimentos sobre os fatos narrados, a justificativa para a suspensão do atendimento aos usuários do plano de saúde e o prazo previsto para a retomada dos serviços. Na oportunidade, o órgão também solicitou a apresentação da receita bruta da Empresa correspondente aos 12 meses de funcionamento sob pena de o não fazer ser instaurado um procedimento sancionatório.

Após a notificação, tanto o hospital quanto a operadora do plano de saúde terão um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa e justificar a interrupção dos serviços. Caso as respostas sejam consideradas insuficientes, as empresas poderão ser penalizadas conforme determinações legais, incluindo multas administrativas.

Ações como essa reforçam o compromisso do Procon-AM em garantir os direitos dos consumidores amazonenses, sobretudo em situações que envolvem serviços essenciais, como os de saúde. O órgão também orienta os consumidores a continuarem registrando suas reclamações por meio dos canais oficiais, como o site e as redes sociais, para que providências possam ser tomadas com agilidade.

“Estamos atentos a todas as demandas da população e trabalhando para que situações como essa sejam resolvidas o mais rápido possível. A saúde é um direito fundamental e não pode ser negligenciada”, finalizou Jalil Fraxe.

Como registrar sua reclamação

Os consumidores que enfrentam problemas similares podem procurar o Procon-AM para formalizar suas denúncias. O atendimento está disponível de forma presencial, na Av. André Araújo, nº 1500, bairro Aleixo, ou pelo e-mail: [email protected] ou através do site: https://www.procon.am.gov.br/ ou pelo pelo telefone 0800-092-1512/ 3215-4009.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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