Hospital em Manaus começa a operar com 16 leitos de UTI
Manaus/AM - Foi inaugurado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, neste sábado (18), o Hospital de Retaguarda da Nilton Lins, que vai atender pacientes com Covid-19 em Manaus. A unidade começou a operar com 66 leitos, sendo 16 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Estado afirma que por falta de insumos e de pessoal os leitos da unidade não são ainda na totalidade disponibilizada pelo imóvel alugado.
“Esse hospital representa uma ampliação da nossa estrutura para atender aqueles pacientes acometidos ou com suspeita de coronavírus. Nós começamos hoje com 16 leitos de UTI e 50 leitos clínicos. Os pacientes já começam a chegar hoje, e a gente vai aumentando essa estrutura gradativamente. Aqui nós temos a capacidade para chegar até 400 leitos para que a gente possa dar esse atendimento, a resposta que as pessoas precisam nesse momento”, afirmou o governador.
Com uma área construída de 30 mil metros quadrados, o local terá no seu quadro de profissionais bombeiros da área de saúde, aprovados no concurso público de 2009 e convocados em abril deste ano pelo governador Wilson Lima para reforçar o corpo técnico de médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede estadual de saúde.
Segundo a secretária de Saúde, Simone Papaiz, o hospital tem uma estrutura para atender alta complexidade, com equipamentos de tomografia, ressonância e leitos de internação, tanto clínicos quanto de UTI.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, COVID-19, governo amazonas, hospital nilton lins, Manaus, wilson lima, Amazonas