HUGV cede para o governo leitos de UTI e 40 leitos clínicos, diz Wilson
Manaus/AM - A direção do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), localizado na zona Centro-Sul de Manaus, decidiu ceder oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos clínicos para auxiliar o sistema de saúde na capital no combate ao novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador Wilson Lima, durante entrevista nesta terça-feira (21).
O governador ainda informou porque não alugou a estrutura do Hospital Beneficente Portuguesa. “Se tiver leitos , principalmente de UTI, o Estado contrata na hora. O hospital disse que só tinha 15 leitos disponíveis, mas não tinha monitores, nem respiradores, por isso não contratamos. Mas se qualquer hospital da rede privada tiver leitos o Estado contrata na hora. Não temos problemas com isso”, disse Lima.
De acordo com Wilson o Estado possui 100 leitos de UTI em funcionamento, mas ele afirma que a ampliação da rede esbarra na contratação de pessoal. Existe um déficit dos profissionais afastados devido à Covid-19, com principal ausência de médicos intensivistas, segundo Lima. O governador garantiu que mais profissionais devem chegar nesta semana.
“Vamos chegar a um ponto que não vamos ter como atender todos os pacientes. Há uma procura muito grande pelo sistema de saúde que vai chegando ao seu limite a cada dia que passa. Ainda temos falta de profissionais, principalmente de médicos intensivistas. Muitos estão afastados com Covid", justificou Wilson.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus Manaus, covid-19 amazonas, covid-19 manaus, HUGV, leitos uti hugv, Manaus, saúde amazonas, Ufam, wilson lima, Amazonas