Compartilhe este texto

Idesam vai lançar “Diagnóstico das Cadeias Produtivas Florestais”

Por Portal Do Holanda

16/12/2013 14h03 — em
Amazonas



Boa Vista do Ramos, no Baixo Amazonas

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), realizou, na sexta-feira, 13, no miniauditório Beth Azize da Assembleia Legislativa do Amazonas, o lançamento do “Diagnóstico das Cadeias Produtivas Florestais” – análise dos municípios: Apuí, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Itapiranga, Maués e São Sebastião do Uatumã.

A publicação visa demonstrar a importância da atividade florestal nos municípios do interior do Amazonas, assim como, fornecer informações para subsidiar políticas e ações para fortalecer a economia de base florestal do Estado. Para o evento foram convidados representantes das prefeituras dos municípios estudados: Apuí, Itacoatiara, Maués, Itapiranga, Boa Vista do Ramos e São Sebastião do Uatumã, para discutir o papel das prefeituras nas cadeias florestais do interior.

O objetivo do debate foi também o de discutir os desafios vivenciados por pequenos manejadores no interior do Estado e as oportunidades que se abrem como forma de apoiar esta cadeia. Um exemplo destes desafios e oportunidades é a necessidade de maior apoio técnico aos manejadores, o que abre oportunidades para assistência técnica privada ou municipal, como forma de auxiliar as demandas da assistência técnica estadual.

O deputado Luiz Castro (PPS), presidente da Comissão do Meio Ambiente, fez a abertura do evento destacando a importância da realização desse estudo, reforçando a necessidade de esforços para promover ações que conciliem desenvolvimento e conservação da floresta.

O autor da publicação, Carlos Gabriel Koury, servidor do Idesam, disse que “A cadeia florestal, principalmente em um Estado com 97% de sua cobertura florestal preservada, caracteriza-se como importante ferramenta de conservação e desenvolvimento local, uma vez que esta gera emprego, renda e movimenta a economia do interior do Estado ao mesmo tempo em que preserva a floresta da qual depende”, destacou Koury.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cadeia, diagnóstico, floresta, Idesam, Política, produtiva, sustentabilidade, Amazonas

+ Amazonas