Compartilhe este texto

Indígena amazonense, Duhigó é reconhecida como Mestra das Artes Visuais

Por Portal Do Holanda

12/07/2024 9h16 — em
Amazonas


Duhigó. - Foto: Divulgação

Manaus/AM – A artista visual amazonense Duhigó, indígena do povo Yepá Mahsã (Tukano), foi reconhecida como uma guardiã do saber em sua área de atuação, as artes visuais, através do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes.

Duhigó recebeu o diploma no início de julho, durante o Encontro Funarte Rede das Artes - da Retomada à Política Nacional das Artes, no Rio de Janeiro, que contou com a presença da ministra Margareth Menezes, a presidenta da Funarte, Maria Marighella e autoridades da cultura.

Foto: Divulgação

Além de ter obras suas em acervos de grandes museus brasileiros, atualmente Duhigó está com três quadros seus na maior e mais antiga bienal de arte do planeta, a “Bienal de Veneza”.

"Eu nunca imaginei que pudesse chegar até aqui. Estou muito feliz de receber esse título de Mestra, sou uma mestra Tukano do Povo Yepá Mahsã, do Alto Rio Negro, Amazonas", declarou a artista.

“A cultura está em festa! Celebramos mais uma ação que já é uma das nossas marcas, a descentralização do acesso à produção artística. O Rede das Artes traz para a sociedade o direito à cultura por meio da circulação de ideias, promovendo encontros, interação e estimulando a diversidade cultural”, ressaltou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Foto: Divulgação

A presidenta da Funarte, Maria Marighella, o reconhecimento da vida e obra dos mestres e mestras é o primeiro passo para a preservação da memória das artes do Brasil.

"O prêmio contempla mestras e mestres de todas as unidades da federação, fazendo também recortes de raça, incorporando mestres e mestras negras, indígenas, de toda parte do Brasil, no primeiro reconhecimento à memória das artes, no reconhecimento da trajetória como dimensão da vida das artes. E a gente entende que esse é o primeiro mecanismo de um programa para a memória das artes.", destacou.

Foto: Divulgação

O diretor da Manaus Amazônia Galeria de Arte, Carlysson Sena, representante da artista, acompanhou Duhigó no evento e declarou que o reconhecimento aos mestres e mestras da arte no Brasil é algo que vai muito além de uma premiação.

“É um momento marcante na vida da Duhigó, que ao longo de 19 anos de carreira, recebe agora uma oficialização de sua produção cultural que traz toda uma ancestralidade e conhecimento imaterial muito próprio das culturas indígenas e que se materializa no trabalho da artista e neste título de Mestra”, disse Sena.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas