Indígenas do AM participam de debate sobre ameaças a direitos
Cerca de 150 lideranças indígenas de diversos povos e organizações indígenas do Amazonas participam entre os dias 12 a 15 de abril, na Aldeia Laranjal, Terra Indígena Kwatá-Laranjal, rio Mari Mari, no município de Borba, do II encontro de Formação Política de lideranças indígenas do Amazonas.
O encontro reunirá profissionais indígenas da educação, saúde, mulheres, jovens e gestores, que discutirão nos quatro dias de encontro temas importantes relacionados aos principais desafios enfrentados pelos povos indígenas no Estado do Amazonas e no Brasil.
O encontro tem como um dos principais objetivos promover diálogo, reflexão, autoavaliação e planejamento de estratégias comuns e articuladas para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros que ameaçam os direitos dos povos indígenas. Como foco estratégico, o encontro aprofundará o cenário atual do movimento indígena no Amazonas diante dos desafios e ameaças que os direitos indígenas enfrentam e suas potenciais forças de ação, reação, mobilização e luta em defesa e garantia dos direitos coletivos dos povos indígenas.
Durante a programação serão discutidos temas como: Direitos Indígenas e a Política Indigenista no Brasil; Direitos Indígenas na América Latina; Segurança, Gestão Territorial, Saúde, Educação, Etnodesenvolvimento, Políticas Sociais, Cultura e Meio Ambiente, Esporte e Lazer; cenário do movimento indígena no Amazonas e campanhas educativas contra o racismo indígena, contra o tráfico e semiescravidão de mulheres indígenas.
O evento é promovido pelo Forum de Educação Escolar Indígena do Amazonas– Foreeia, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e União das Mulheres Indígenas da Amazônia (Umiab).
ASSUNTOS: Amazonas, borba, debate, direitos, encontro, indígena, Amazonas