Invasores são retirados de reserva ambiental em Manaus
Nesta quinta-feira (5), os órgãos que compõem o Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) realizaram a retirada de construções irregulares em área verde e de preservação permanente situadas entre o Nova Cidade e Monte das Oliveiras, na zona Norte.
Foram demolidos dez barracos que não estavam habitados e aproximadamente 20 piquetes, utilizados para demarcação de lotes para futuras construção, também foram retirados do local. A área fica situada por trás da Escola Estadual Samuel Benchimol, nas proximidades do 15º Distrito Integrado de Polícia, e vinha sendo invadida gradativamente.
Nove pessoas que já ocupavam barracos foram notificadas a deixar a área num prazo de 30 dias.
Participaram da ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Batalhão Ambiental, Força Tática, 15ª Cicom e Amazonas Energia.
Fiscais da Semmas informaram que já haviam feito vistorias anteriores na área e notificado alguns ocupantes de barracos há cerca de um mês. Com a ação, algumas famílias deixaram a área, mas depois retornaram. Já havia no local posteamento e ligações clandestinas de energia, desligadas pela concessionária.
ASSUNTOS: Amazonas, área ambiental, invasão, reserva, Amazonas