Ipaam investiga empresas suspeitas de vazarem óleo em igarapé de Manaus
Manaus/AM - Após denúncias de moradores, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) começou a investigar o derramamento de óleo em um igarapé que passa ao lado da rua Palmeira do Miriti, bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste. Os comunitários informaram que, além do produto no igarapé, havia cheiro de fumaça durante a madrugada.
Com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas, o Ipaam realizou sobrevoo com drone na área e coletou mostras do resíduo para tentar descobrir de Empresas que ficam nas proximidades estão no alvo da investigação. Duas delas já receberam a visita dos servidores e outras devem ser fiscalizadas nos próximos dias.
Contudo, o gerente de fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, explica que há a possibilidade do óleo ter sido derramado por um veículo:
"Recolhemos uma amostra e vamos solicitar a análise química para identificar o produto e os possíveis responsáveis que manipulam este tipo de produto. Não descartamos nenhuma hipótese, inclusive de ter não vindo diretamente de uma empresa, mas um possível despejo com caminhão", acrescentou Rabelo.
ASSUNTOS: derramamento de óleo, óleo em igarapé, vazamento de óleo Manaus, Amazonas