Jornalistas do Amazonas lançam livro sobre cobertura econômica na imprensa
![Foto: Gabriel Ferreira](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-autorasfotos2-1316278.jpg)
Manaus/AM – Desmistificar a linguagem técnica e apresentar as nuances do jornalismo econômico de forma acessível é o objetivo do livro "O que é jornalismo econômico?", idealizado pelas jornalistas Cristiane Barbosa, Eduarda Ono e Nicolle Brito. A obra, lançada pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), convida o leitor a mergulhar nesse universo informativo essencial para a compreensão dos rumos do país e do mundo.
Disponível gratuitamente pelo edusp.com.br/livros/jornalismo-economico, o livro também pode ser adquirido em versão física no site da Amazon e na livraria da EDUA. Além disso, a versão em áudio-book está presente na plataforma Spotify, na "Coletânea Jornalismo Especializado".
Cristiane Barbosa, doutora em Ciências da Informação e docente na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam), ressalta a importância da obra para suprir a carência de materiais introdutórios sobre o tema. Sua experiência como editora e repórter de Economia a motivou a criar um guia completo para estudantes, profissionais e público em geral.
"Ao ministrar a disciplina de Jornalismo Especializado na Ufam, sempre me deparei com a escassez de materiais que abordassem a área de economia no jornalismo de forma introdutória, com a Amazônia como destaque, por isso esta obra é de grande relevância para aproximar ainda mais o público interessado do jornalismo especializado", explica Cristiane.
A obra vai além da teoria e oferece um capítulo dedicado a uma entrevista exclusiva com o jornalista Rodrigo Araújo, editor da Templários Portugal e especialista em Economia. Nela, o profissional compartilha seus insights e experiências, desmistificando os desafios e oportunidades da área.
Nicolle Brito, coautora do livro, destaca a relevância dessa abordagem:
"A escolha de fazer a entrevista, veio não apenas da necessidade de prover mais insights sobre o assunto, mas também nessa tentativa de criar uma relação mais íntima entre o leitor e o entrevistado, já que ele usa uma linguagem mais simples e carregada de exemplos lúdicos".
O lançamento oficial do livro está previsto para julho na FIC/Ufam, reunindo a comunidade acadêmica e o público interessado. A iniciativa busca fomentar o debate e a troca de conhecimentos sobre o papel fundamental do jornalismo econômico na sociedade.
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Amazonas