Compartilhe este texto

Jovem dá testemunho contra droga

Por Portal Do Holanda

28/03/2014 14h30 — em
Amazonas



Presentes à cerimônia de inauguração do Centro de Reabilitação em Dependência Química, o jovem Celso Soares da Silva e a mãe dele, Mariluce da Cruz Soares, relataram o sofrimento pelo qual passam os dependentes e familiares. “Não posso prometer para a minha mãe que nunca mais usarei drogas, mas posso dizer que hoje isso não vai acontecer e eu gostaria de agradecer a todos que estiveram e estão envolvidos na minha recuperação”, disse Celso.

Para Mariluce, instituições como o novo Centro trazem conforto aos pais que, muitas vezes, não sabem a quem recorrer e nem possuem condições financeiras para buscar tratamento para os filhos dependentes químicos. É, segundo ela, uma esperança para milhares de mães que sofrem o mesmo drama.

Estrutura - Localizado no quilômetro 53 da Rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, o Centro de Reabilitação em Dependência Química vai oferecer, em um espaço de cinco mil metros quadrados de área construída, serviço especializado, com modelo de atendimento multidisciplinar, para internação e tratamento de adolescentes e adultos com alto grau de dependência do álcool e outras drogas. O investimento do Governo do Estado para construir e equipar o novo serviço foi da ordem de RS 16,9 milhões.

O Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz foi construído no Km 53 da Rodovia AM-010, que liga Manaus ao município do Rio Preto da Eva. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o Centro tem capacidade para internar 120 pacientes, por um período de 90 dias. “Na unidade, os pacientes terão, além do acompanhamento médico, todo o suporte terapêutico para auxiliar na recuperação de seu quadro de saúde”, informa o secretário. Uma equipe multidisciplinar, formada por quase 150 profissionais (incluindo médicos, psicólogo, pedagogo, educador físico, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros) atuará no atendimento.

O acesso dos pacientes aos serviços do Centro de Reabilitação em Dependência Química  Ismael Abdel Aziz será por meio da Rede de Atenção Psicossocial do Estado, que inclui 22 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – três localizados em Manaus e 19 nos municípios do interior do Estado –, as Policlínicas e o Pronto-Atendimento Humberto de Mendonça e, a partir de setembro, também por meio do CAPS Antidrogas, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus). “Estas unidades funcionarão como porta de entrada para o Centro, fazendo o encaminhamento dos casos que se enquadrem no perfil de atendimento”, detalha a responsável pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Lourdes Siqueira. 

Além do acompanhamento médico, os pacientes atendidos no Centro de Reabilitação em Dependência Química participarão de atividades terapêuticas, que incluem oficinas de artesanato, música, informática, corte e costura, panificação, piscicultura, jardinagem e horticultura. Os produtos produzidos serão vendidos em duas lojas instaladas no local. Também terão atividades de esporte e lazer. Outro diferencial do serviço é que as famílias estarão envolvidas diretamente nas atividades de recuperação do paciente. Como apoio para orientação sobre os serviços oferecidos no Centro de Reabilitação em Dependência Química e como utilizá-los, será disponibilizado o telefone 9220-0399.

Fotos: Alex Pazuello/Agecom


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: centro de reabilitação, Droga, Omar inaugura, Manaus, Amazonas

+ Amazonas