Compartilhe este texto

Justiça desobriga Ream a pagar ICMS de combustíveis importados para outros estados

Por Portal Do Holanda

22/04/2024 9h52 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / Ream

Manaus/AM - O juiz Marco Antônio Pinto da Costa, da Vara Especializada da Dívida Ativa Estadual, confirmou a decisão que desobriga a Refinaria da Amazônia (Ream) de pagar a outros estados o ICMS sobre combustíveis importados por empresas sediadas neles. 

Marco Antônio considerou um parecer do Ministério Público do Amazonas (MPAM) que concluiu que a refinaria não tem relação com o fator gerador do imposto, ou seja, sobre a importação e revenda. 

A decisão vem após a Ream alegar que, a partir das mudanças na cobrança do ICMS sobre combustíveis efetivadas em 2022, as refinarias de petróleo passaram a ser responsáveis pelo recolhimento do imposto nas operações de saída interestaduais realizadas por terceiros com produtos importados, ainda que elas não tenham relação com o fato gerador do imposto.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas