Compartilhe este texto

Lei do Amazonas proíbe 'arquitetura hostil' para afastar moradores de rua; entenda

Por Portal Do Holanda

15/07/2024 8h51 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Foi instituída a Lei nº 6.976/2024, que proíbe a construção da chamada 'arquitetura hostil' em lugares públicos e espaços sociais, como calçadas e praças, no Amazonas. 

Instituída no dia 8 de julho, a nova legislação proíbe a construção de bancos segmentados, pinos e pontas de metal, muretas e cercas, sistemas de gotejamento, blocos de pedras, árvores com pregos, sons de alta frequência e sistema anti skates, com o objetivo de afastar as pessoas em situação de rua, idosos, jovens e "outros segmentos da população, no âmbito de uso público em espaços livres". 

O vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Seção Amazonas (IAB-AM), o arquiteto e urbanista Skeffington Silva, classificou a nova legislação como um "gesto humanista". Silva enfatiza que “é fundamental que os espaços urbanos sejam acessíveis a todas as pessoas, sem exceção”. Segundo ele, a lei, ao estabelecer regras que proíbem barreiras que dificultem a circulação dos cidadãos, valoriza o uso de espaços públicos e mobiliário urbano.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas