Compartilhe este texto

Lei estabelece gratuidade no reconhecimento voluntário de paternidade no Amazonas

Por Portal Do Holanda

15/07/2024 15h00 — em
Amazonas


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Manaus/AM - Foi instituída a Lei nº4.941/2019, que estabelece o reconhecimento voluntário de paternidade de forma gratuita em cartórios de registro civil do estado. A iniciativa visa proporcionar dignidade e autoestima às crianças, além de defender seus direitos.

“A lei assegura direitos e dignidade à criança que foi registrada sem o nome do pai. Desburocratizar esse processo é essencial, e a certidão será emitida gratuitamente, representando um avanço na cidadania”, afirmou o autor da lei, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil). 

O reconhecimento pode ser realizado a qualquer momento em qualquer Cartório de Registro Civil, sem necessidade de ação judicial. Para filhos menores de 18 anos, a mãe deve consentir e acompanhar o pai. Já para filhos maiores, é necessário que eles concordem com o ato. Ambos os pais devem apresentar documentos pessoais e a certidão de nascimento da criança.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas