Lei que cria Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero é sancionada
Manaus/AM - O Governo do Amazonas sancionou a lei que cria o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A Lei n.º 7.290, de 6 de janeiro de 2025, foi publicada no Diário Oficial do Amazonas.
A unidade, com foco na prevenção e tratamento precoce do câncer de colo uterino, será gerida pela FCecon e é um dos maiores avanços na saúde pública do estado. O novo centro será especializado em procedimentos de conização, uma cirurgia de pequeno porte que visa remover lesões precoces e evitar o desenvolvimento do câncer.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Cepcolu representa uma resposta efetiva e resolutiva ao câncer do colo do útero, aumentando o acesso da população aos serviços públicos de saúde. A unidade contará com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro, além de ampliar a capacidade de realização de conizações de 500 para até 3 mil procedimentos anuais, impactando diretamente na redução de complicações graves e tratamentos de alta complexidade.
Com a construção da unidade, a expectativa é melhorar significativamente o enfrentamento do câncer de colo do útero, que é o mais comum entre as mulheres do Amazonas. A diretora técnica da FCecon, Hilka Espírito Santo, e a gerente de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, destacam a importância do Cepcolu como um marco na prevenção terciária, tratando lesões precursoras antes que evoluam para câncer. A obra do centro está em fase final de acabamento e será fundamental no acompanhamento contínuo das pacientes, proporcionando uma abordagem completa e eficaz.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas