Mais de 100 pacientes com covid-19 foram transferidos do Amazonas
Manaus/AM - Cerca de 111 pacientes com Covid-19 foram transferidos do Amazonas para serem atendidos em unidades hospitalares de outras cidades brasileiras devido à superlotação nos hospitais públicos do Estado em decorrência do aumento do número de internações de pessoas com Covid-19. A previsão é de transferir 235 pacientes a outros estados.
Segundo o UOL, entre a última sexta-feira (15) e esta segunda-feira (18) as cidades de São Luís, Brasília, João Pessoa, Acre, Natal e Teresina receberam os pacientes transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB). A medida é para “aliviar a demanda do sistema de saúde de Manaus diante do recrudescimento da pandemia no Amazonas”.
A seleção dos pacientes a serem transferidos leva em conta o chamado Protocolo de Classificação de Risco Manchester, observando os sinais e sintomas que a pessoa apresenta e com base nos quais é estabelecida a prioridade de atendimento conforme a gravidade de cada caso. Para ser transferido, o paciente deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) estáveis, além de assinar um termo de consentimento para a transferência.
Durante o trajeto, o paciente é acompanhado por sete profissionais de saúde. Além disso, as aeronaves usadas devem contar com equipamentos e insumos hospitalares.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas