Mais de 30 mil pneus jogados nas ruas são recolhidos em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O descarte irregular de pneus continua sendo um desafio para a limpeza urbana e a saúde pública da cidade. Somente na sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) recolheu mais de 4 mil pneus deixados em ruas, calçadas, terrenos baldios e igarapés. Com esse total, a pasta já soma mais de 30 mil pneus retirados das ruas de janeiro a abril deste ano. Em 2024, foram recolhidas 134 mil unidades.
Pneus descartados de forma incorreta acumulam água e se tornam criadouros ideais para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, o material leva séculos para se decompor, contribuindo para a poluição ambiental e agravando os riscos de enchentes, ao obstruir bueiros e igarapés.

Saiba porquê a BR 319 não foi asfaltada
Além da coleta de pneus, a Semulsp vem intensificando ações integradas de educação ambiental e serviços de coleta agendada. Mais de 8,5 mil famílias já foram atendidas pela coleta de grandes objetos, com cerca de 22 mil itens recolhidos, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e entulhos.
A coleta seletiva porta a porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também apresentaram resultados expressivos, com mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos nos últimos meses.
Outra frente importante do trabalho da Semulsp é a conscientização da população. Em ações coordenadas por educadores ambientais, cerca de 70 mil pessoas já foram sensibilizadas sobre os perigos do descarte irregular e a importância do cuidado com o espaço urbano e o meio ambiente.
Denuncie e descarte certo
Para a retirada de móveis, eletrodomésticos e outros resíduos de grande porte, a prefeitura disponibiliza o Coleta Agendada de Grandes Objetos nos números (92) 98459-5618 e 98415-9563 (WhatsApp). Já o Disk-Limpeza funciona nos números (92) 98842-1202 e 98842-4738 (WhatsApp) para denúncias de descarte irregular, solicitações de limpeza pública e dúvidas gerais.

ASSUNTOS: Amazonas