Mais de 550 alunos da rede estadual são aprovados no PSC 2023 Ufam
Manaus/AM - Mais de 550 alunos da rede estadual de ensino foram aprovados no Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2023 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O PSC é realizado durante os três anos do Ensino Médio e responde por metade das vagas dos cursos de graduação ofertados pela Ufam. Ao término da 3ª série, do Ensino Médio, os estudantes decidem qual curso irão concorrer.
De acordo com a coordenadora da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), Marivalda Melo, é trabalho também das coordenadorias ressaltar a importância do vestibular para os alunos.
“Estamos orientando todos os nossos profissionais da educação para que sempre conversem com os estudantes sobre o PSC. Queremos estabelecer essa cultura do vestibulando, porque esse é um processo que eles vivem durante todo o Ensino Médio”, destacou Marivalda.
Na capital, as CDEs 3 (zonas centro-sul e centro-oeste) e 6 (zona norte) foram as que mais aprovaram. Juntas, somam 184 estudantes aprovados.
Já a CDE 1 (zona sul), contou com 34 aprovações; a CDE 2 (zona sul) com 65, a CDE 4 (zona oeste) com 34; a CDE 5 (zona leste) com 49 estudantes aprovados e a CDE 7 (zona norte) teve 41 aprovações no processo seletivo.
Interior
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar destaca, também, o resultado expressivo nos municípios do Amazonas. Até o momento, os alunos do municípios do interior do Amazonas foram responsáveis por 152 aprovações. Os números ainda podem aumentar conforme o envio das escolas.
Entre os destaques da aprovação está a aluna Rilary Castro, 18, estudante da Escola Estadual (EE) Tereza da Silva Leal, no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus). A discente, que está entre os 24 alunos de todo o Brasil que conseguiram alcançar a nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), repetiu o bom desempenho no PSC, e garantiu a vaga no curso de Direito.
"Os temas (das redações) foram parecidos e existem outras semelhanças entre as provas do Enem e do PSC. Já tive conversas com pessoas da área do Direito e decidi seguir nessa profissão. Na minha rotina, eu estudava para o PSC, porque ele é um vestibular feito para nós, alunos do Amazonas”.
Com informações da assessoria
ASSUNTOS: Amazonas