Compartilhe este texto

Manaus e interior batem recorde de consumo de energia durante calor extremo

Por Portal Do Holanda

22/08/2024 15h35 — em
Amazonas


Foto: Pixabay

Manaus/AM - A Amazonas Energia informou, nesta quinta-feira (22), que o calor extremo vem causando um alto consumo de energia. Manaus e região metropolitana (Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru) bateram o recorde de consumo na terça-feira (20). 

De acordo com a Amazonas Energia, o país está sendo atingido por uma forte onda de calor e, em especial no Estado do Amazonas, com isso, o intenso calor, a seca dos rios e as queimadas acabam contribuindo para uma sensação térmica acima das médias registradas, levando a região Norte a atingir, na última terça-feira (20), recorde de consumo de energia, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Segundo o ONS, o consumo médio de energia da região Norte bateu 8.322 MW (megawatts) médios na terça, superando os 8.322 MW médios de 8 de agosto de 2023, o recorde anterior.

Apesar disso, a concessionária afirma que não há risco de apagão na cidade. "Na cidade de Manaus e região metropolitana, no último dia 20 de agosto, foi registrado o recorde do ano no consumo de energia, 1.731,91 MW, valor este muito próximo do registro histórico (1.748 MW), em outubro de 2023", diz a Amazonas Energia. 

A nota explica que o ONS já está tomando medidas necessárias, como o acionamento de usinas termoelétricas, para garantir o fornecimento através do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Também foi orientado que os consumidores utilizem a energia elétrica de forma consciente, principalmente, entre os períodos de 13h30 e 15h30 e das 19h30 às 22h30.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas