Compartilhe este texto

Manaus inicia novo Plano de saneamento básico para modernização urbana

Por Portal Do Holanda

25/06/2024 21h07 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Semcom

Manaus/AM -  A cidade de Manaus terá um novo Plano de Saneamento Básico. A informação foi anunciada, na tarde desta terça-feira (25), pelo prefeito David Almeida. O planejamento contempla quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O evento de lançamento aconteceu no Mirante Lúcia Almeida, Centro.

Com a atualização necessária após uma década desde o último plano, a iniciativa visa atender às demandas crescentes da população e o marco legal do saneamento básico, do Governo Federal, integrando soluções inovadoras e considerando aspectos ambientais e sociais.

A Prefeitura de Manaus criou a Comissão de Coordenação da Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em abril de 2024, em parceria com a Águas de Manaus. A empresa custeará integralmente os serviços da empresa técnica Finatec, contratada para desenvolver o plano, que terá duração de 12 meses e contemplará mobilização social, diagnóstico da situação atual, definição de objetivos, metas, programas, projetos e ações, além de mecanismos de monitoramento e avaliação.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), Antônio Stroski, destacou a importância da atualização do plano para refletir as novas demandas da população e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A comissão, composta por representantes de diversos órgãos e entidades, será responsável pela gestão e validação do plano, garantindo que as diretrizes estabelecidas atendam às necessidades da cidade em crescimento.


 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas