Manaus monta estratégias para combater zika vírus e o Aedes aegypti
O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na Região Nordeste do País. Para proteger a população de um possível surto da doença, Manaus já começa a montar suas estratégias de combate ao Aedes aegypti.
O reforço das ações contra o mosquito transmissor da dengue, responsável também pela transmissão da febre chikungunya e do zika vírus foi anunciado pelo prefeito Artur Virgílio Neto nesta segunda-feira (30) durante a reinauguração da UBS Josephina de Mello, que fica na terceira etapa do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital.
Segundo o prefeito, Estado e Município unirão esforços para reduzir ainda mais a incidência do Aedes aegypti na cidade, além de adotarem outras medidas de prevenção e combate ao zika vírus.
Ainda de acordo com o Artur Neto, o plano é resultado de uma reunião entre os técnicos de saúde do Governo e da Prefeitura. O foco é preparar a cidade para um possível surto do zika vírus e dos casos de microcefalia. “É uma enfermidade que inutiliza quem for vítima da capacidade de fazer o mal desse vírus e precisamos proteger a população, sobretudo, as nossas gestantes”, destacou. “Da minha parte, tenho a experiência de ter atuado contra a cólera, ainda nos anos 90, e da mesma forma que conseguimos evitar muitas mortes, naquela época, vamos também ganhar essa batalha e derrotar o zika vírus”, concluiu o prefeito.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que "essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez".
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas