Compartilhe este texto

Manaus registra mais de 10 mil casos de dengue

Por Portal Do Holanda

18/12/2024 22h24 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Informe Epidemiológico das Arboviroses não registrou novos casos confirmados de zika, oropouche ou mayaro, de 8 a 14 de dezembro de 2024. A nova edição do relatório, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e divulgado nesta quarta-feira (18), aponta um caso confirmado de chikungunya e cinco de dengue no período, correspondente à Semana Epidemiológica 50.
 
O informe, da Semsa, relata outros 24 casos notificados (suspeitos) de dengue na semana em estudo, totalizando 10.490 registros em 2024, dentre os quais 80 seguem em investigação. Os casos confirmados da doença, neste ano, somam 2.614. Permanece em dois o total de óbitos confirmados, e um óbito suspeito está sendo investigado.
 
Um caso suspeito de zika e dois de chikungunya foram assinalados na última semana epidemiológica, conforme o levantamento municipal, totalizando, respectivamente, 114 e 306 notificações dessas arboviroses neste ano. Em 2024, foram confirmados 21 casos de zika e 18 de chikungunya, não havendo óbitos confirmados ou em investigação.
 
O município não teve registro de novos casos de oropouche ou mayaro na última semana, permanecendo os respectivos totais de 871 e sete casos confirmados em 2024. Não há casos ou óbitos em investigação pelas doenças. Um óbito por oropouche foi confirmado neste ano.
 
Todos os casos de oropouche e mayaro são confirmados por critério laboratorial. Não há notificações das arboviroses, por não se tratarem de agravos de notificação compulsória.
 
A Semsa orienta pais e responsáveis legais para vacinar as crianças de 10 a 14 anos contra a dengue, destacando que a estratégia de imunização também integra as ações da gestão municipal para o enfrentamento das arboviroses.
  
As doses do imunizante Qdenga estão disponíveis em mais de 60 salas de vacina gerenciadas pela rede municipal. A lista de locais está disponível em https://www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas