Compartilhe este texto

Manaus tem a 4ª maior favela do Brasil, mostra IBGE; veja imagens

Por Portal Do Holanda

09/11/2024 16h30 — em
Amazonas




Manaus/AM - Manaus tem seis entre as 20 maiores favelas do Brasil, sendo a Cidade de Deus, na zona Norte, a quarta maior do país, conforme levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

As imagens registradas pelo Portal do Holanda neste sábado (9) mostram a extensão da Cidade de Deus, que contrasta com a reserva Adolpho Ducke. 

 

Reserva Adolpho Ducke faz fronteira com o bairro. Fotos: Jander Robson/Portal do Holanda

Comunidades relacionadas no top 20 de maiores favelas do Brasil, conforme o IBGE:

- Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, na zona Norte (a mais populosa da capital, e 4ª mais populosa do Brasil, com 55.821 moradores);
- Comunidade São Lucas, zona Leste (53.674 moradores);
- Zumbi dos Palmares/Nova Luz, zona Leste (34.706); 
- Santa Etelvina, zona Norte (33.031)
Colônia Terra Nova, zona Norte (30.142).

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Regiões

Entre as vinte Favelas e Comunidades Urbanas mais populosas do país, oito estavam na Região Norte, seis delas em Manaus (AM). Outras sete estavam no Sudeste, quatro no Nordeste e somente uma no Centro-Oeste. A Região Sul não registrou nenhuma favela entre as 20 mais populosas do país.

Os estados com as maiores proporções de sua população residindo em Favelas e Comunidades Urbanas são Amazonas (34,7%), Amapá (24,4%) e Pará (18,8%).

Também chama atenção a fumaça que encobre a cidade, devido às queimadas. Fotos: Jander Robson/Portal do Holanda

Rocinha é a favela mais populosa do país

Entre as 12.348 Favelas e Comunidades Urbanas do país, a Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), era a mais populosa, com 72.021 moradores, seguida por Sol Nascente, em Brasília (DF), com 70.908 habitantes; Paraisópolis, em São Paulo (SP), com 58.527 pessoas e Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, em Manaus (AM), com 55.821 moradores.  

Foto: IBGE


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas