Manaus tem aumento de óbitos diários e pode ter subnotificações da Covid-19
Manaus/AM - O número de óbitos em Manaus vem registrando um aumento no mês de agosto, com uma média de enterros diários superior a 20 nos cemitérios da capital. O que mais preocupa é a possibilidade de subnotificações das mortes causadas pela Covid-19, pois existem óbitos sendo registrados causados por insuficiência respiratória e problemas pulmonares que podem ter sido ocasionados pelo vírus.
Um exemplo disso ocorreu com uma paciente do Hospital Santa Júlia que teve como causa de morte pneumonia viral e suspeita de Covid-19 registrada na certidão de óbito, mas em exame laboratorial realizado pelo Hospital Adventista confirmou que a paciente estava com Covid-19. Portanto, nos registros dos órgãos públicos a vítima teve a causa morte pneumonia viral e não Covid-19.
Declaração de óbito
Exame apontou Covid-19
Esse exemplo indica que outros casos assim podem estar acontecendo em Manaus. O governo do Estado afirma que o número de mortes por Covid-19 no Estado é pequeno, mas diariamente sempre há registro de óbitos causados pela doença e muitos por doenças respiratórios variadas.
O Amazonas está com um total de 3.483 mortes causadas pela Covid-19 até o último domingo (16). O registro de óbitos diários por conta do novo coronavírus varia entre um a oito no mês de agosto no Estado.
Investigação
Mortes em domicílio durante o pico da pandemia estão sendo revisadas em Manaus, pois mais de 600 não tiveram as causas confirmadas dos óbitos. Na semana passada, 27 destas foram atestadas para Covid-19. O restante ainda está em investigação.
ASSUNTOS: coronavírus Manaus, covid-19 manaus, enterros manaus, Manaus, mortes covid-19 manaus, óbitos covid-19 manaus, subnotificações covid-19 manaus, Amazonas