Ministério da Saúde credencia Maternidade Balbina Mestrinho como referência da Rede Cegonha no Brasil
Manaus/AM - A Maternidade Balbina Mestrinho, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), foi credenciada pelo Ministério da Saúde como um dos seis Centros de Apoio da Rede Cegonha no Brasil. O credenciamento é concedido às unidades consideradas referência na adoção das estratégias da Rede Cegonha, que visam assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto. Às crianças, o direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável.
A partir de agora, a unidade terá a incumbência de capacitar outras maternidades da região Norte, para adotarem as diretrizes propostas pela Rede Cegonha e implantadas na Balbina Mestrinho. Dentre elas, o direito da paciente escolher a posição que deseja ter o bebê, de ter ao seu lado um acompanhante em todas as fases do trabalho de parto e ter contato com o filho logo após o nascimento. Segundo ele, a Balbina Mestrinho recebeu a missão do Ministério da Saúde de treinar 85 unidades até 2019.
Redução de parto cesário - Em três anos, com a intensificação da adoção das estratégias da Rede Cegonha, a maternidade conseguiu reduzir o índice de parto cesário de 64% para 36%. Além disso, a unidade adotou uma gestão colegiada, em que a equipe técnica, comunidade e pacientes decidem juntos sobre as questões da administração da maternidade.
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, maternidade, REDE CEGONHA, Amazonas