Ministério da Saúde garante R$ 26 milhões para custeio de 184 leitos de UTI no Amazonas
Manaus/AM - O Ministério da Saúde publicou portaria onde habilita a implantação de 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais do Amazonas. A medida garante ao Estado o repasse de R$ 26,4 milhões para custeio e manutenção destes leitos já implantados. O ministério atende pedido do governo do Amazonas para ampliar a rede estadual durante a pandemia de Covid-19.
A habilitação dos leitos foi publicada no último dia 30 de abril, no Diário Oficial da União (DOU). A Portaria nº 1.046 do MS habilita, em caráter excepcional, por um prazo de 90 dias, os leitos de UTI, podendo ser prorrogada enquanto houver emergência em saúde pública no país decorrente da Covid-19.
Entre os leitos de UTI Covid-19 habilitados para receber recursos estão 100 do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. Os outros 80 leitos estão espalhados nas unidades da rede pública, incluindo o HPS 28 de Agosto, Hospital da Nilton Lins e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), que ampliaram a oferta de leitos para Covid-19.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, covid-19 manaus, governo do amazonas, leitos UTI amazonas, Manaus, ministério da saúde, Susam, Amazonas