Compartilhe este texto

Mortes de Bruno e Dom completam 1 ano; Veja tudo o que se sabe

Por Portal Do Holanda

05/06/2023 10h05 — em
Amazonas


Bruno e Dom. - Foto: Reprodução/Globoplay

Manaus/AM - Nesta segunda (5) completa 1 ano das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte. Até o momento, nenhum réu foi preso.

No dia 1º de maio de 2022,  Bruno e Dom estavam em Atalaia do Norte para fazer entrevistas com lideranças para produção de um novo livro chamado "Como Salvar a Amazônia?". Eles escolheram o Vale do Javari para fazer a pesquisa por se um local que é alvo de garimpo e pesca ilegal.

Já no dia 5, eles foram até a casa deu líder comunitário por voltadas 6h, e depois que foram embora para Atalaia, a dupla não foi mais vista. Duas equipes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) denunciava o desaparecimento fizeram buscas por eles, mas sem sucesso.

Exército foi enviado para fazer buscas por Bruno e Dom no Vale do Javari. - Foto: Comando Militar da Amazônia

No dia seguinte a Polícia Federal e o Ministério Público foram informados sobre o desaparecido e a Marinha incitou as buscas. Dia 7 a Funai, a PF, as Forças Armadas e a Força Nacional se união em uma ação integrada para procurar Bruno e Dom.

No dia 8, Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado,” foi o primeiro suspeito de estar envolvido no desaparecimento do indigenista e do jornalista a ser preso.

Suspeito Amarildo da Costa de Oliveira. - Foto: Reprodução/TV Globo

Dia 9 vestígios de sangue forma encontrado na lancha de Amarildo e no dia 10, a mulher dele presta depoimento à PF.

Bombeiros encontraram no dia 12 o cartão da saúde de Bruno e a mochila de Dom com vários pertences do jornalista.

Foto: Divulgação PF

Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido como "Dos Santos", foi preso no dia 14 suspeito de envolvimento na morte das vítimas. Ele é irmão de Amarildo.

Suspeito Oseney da Costa de Oliveira. - Foto: Divulgação

Amarildo mostrou à PF o local onde os corpos estavam enterrados no dia 15.

No dia 18, Jeferson da Silva Lima, conhecido como "Pelado da Dinha", foi preso pela PF apontado como o terceiro suspeito por envolvimento na morte do indigenista e do jornalista. Amarildo, Oseney e Jeferson são réus no caso.

Suspeito Jeferson da Silva Lima. - Foto: Divulgação

Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, foi preso em agosto e foi solto após pagar uma fiança de R$ 15 mil. Em dezembro ele voltou a ser preso. O Fantástico noticiou, neste domingo (4), que Colômbia e um pescador identificado como Jânio Freitas de Souza, foram indiciados, no dia 31 de maio, pelas mortes de Bruno e Dom.

Ruben Dario da Silva Villar. - Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a PF, Jânio teria comunicado a Colômbia sobre a localização do barco de Bruno e Dom. Então Colômbia teria ordenado que Amarildo e Jeferson matassem os dois.

Suspeito Jânio Freitas de Souza conversando com Dom. - Reprodução/TV Globo

A PF ainda investiga se Colômbia tinha ligação com políticos da região.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas