Compartilhe este texto

MP emite recomendações para evitar uso político de doações durante estiagem no AM

Por Portal Do Holanda

10/09/2024 14h49 — em
Amazonas


Foto: Arquivo/Agência Brasil

Manaus/AM - Diante da grave estiagem que atinge o Amazonas, o Ministério Público do Estado (MP-AM) orientou promotorias a garantir que a distribuição de cestas básicas e outros itens de assistência humanitária não seja usada como propaganda eleitoral. As recomendações visam assegurar que essas ações sejam transparentes e fiscalizadas pela Justiça Eleitoral, prevenindo qualquer benefício a candidatos.

A Promotoria de Justiça de Tefé, por exemplo, já adotou essas medidas, orientando a prefeitura a registrar todas as doações e enviá-las ao juízo eleitoral competente. Candidatos estão proibidos de participar das distribuições para evitar abusos de poder.

O MP-AM também recomendou a criação de comissões imparciais para supervisionar as doações e destacou que a assistência é uma resposta à crise, sem ligação com campanhas eleitorais.

A população pode denunciar irregularidades eleitorais por meio do aplicativo Pardal 2024 ou pela Ouvidoria do MP-AM.
 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas