Compartilhe este texto

MPAM fiscaliza candidatos inelegíveis em eleições municipais de Juruá

Por Portal Do Holanda

10/07/2024 16h07 — em
Amazonas


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manaus/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iniciou um procedimento administrativo para verificar o cadastro de potenciais candidatos inelegíveis no município de Juruá, seguindo normativas eleitorais.

Segundo o promotor Rafael Augusto del Castillo da Fonseca, a ação preventiva está alinhada com as diretrizes do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO-PE). O objetivo é identificar candidatos que possam estar impedidos por decisões judiciais, assegurando a integridade do processo eleitoral de 2024 e impedindo a participação de candidatos com pendências judiciais.

O procedimento utiliza o Sistema de Investigação de Candidaturas e de Contas Eleitorais (SisConta Eleitoral), envolvendo múltiplos órgãos como Ministérios Públicos estaduais e outras entidades, para analisar o histórico de cada postulante. 

A medida baseia-se no artigo 78 da Portaria nº 01/2019 da Procuradoria-Geral Eleitoral, que respalda a abertura de procedimentos administrativos para proteger os interesses da sociedade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas