Compartilhe este texto

MPE pede cassação de Silas Câmara e deputado federal pode não reassumir o cargo

Por Portal Do Holanda

20/12/2022 9h21 — em
Amazonas


Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - O deputado federal reeleito Silas Câmara (Republicanos) é alvo de ação do Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE) que requer a cassação do seu diploma de candidato eleito nas eleições deste ano. O órgão eleitoral entrou com o pedido de cassação nesta segunda-feira (19).

Segundo o MPE, Silas Câmara realizou gastos ilícitos na campanha eleitoral com fretamento de quatro aeronaves, conforme documento assinado pela procuradora eleitoral auxiliar Lígia Teobaldo.

Entre as irregularidades, estão viagens para o Acre sem justificativa e voos para o interior do tipo “bate-volta” sem certeza da presença do deputado para realizar campanha nos municípios de destino. Na viagem para o Acre, a procuradora ainda cita possível transporte irregular de passageiros, com criança de colo entre os transportados no voo.

A denúncia indica também que Silas concedeu carona em alguns voos, para pessoas sem ligação em sua campanha e até para outros candidatos, como o seu irmão Dan Câmara (PSC), deputado estadual eleito.

De acordo com o MPE, houve despesas irregulares com fretamento e passagens aéreas que totalizam quase R$ 400 mil, o que representa 12,73% do valor total que Silas gastou em sua campanha de reeleição.

A procuradora Lígia pede a cassação do diploma do candidato eleito, Silas Câmara, e que devolva aos cofres públicos o valor considerado ilegal investido na campanha.

Veja o documento da representação do MPE:

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas