MPF exige ação imediata contra invasões em terras indígenas no Amazonas
Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) determinou, nesta quinta-feira (9), que a Polícia Federal, o Ibama, a Funai e o Ministério dos Povos Indígenas iniciem, em até 15 dias, medidas para coibir a invasão de terras na Aldeia Capivara, localizada em Autazes, no Amazonas. Segundo o MPF, a região enfrenta conflitos relacionados à ocupação ilegal em áreas de várzea, agravados pela introdução de búfalos por um fazendeiro, o que compromete a subsistência dos povos indígenas.
Essa é mais uma medida em resposta à crescente violência contra comunidades indígenas no Brasil. Recentemente, um ataque na região oeste do Paraná deixou cinco feridos, incluindo duas crianças. O episódio foi o quarto em apenas uma semana, evidenciando a escalada de tensões em disputas territoriais envolvendo indígenas e fazendeiros.
Diante dos ataques, o Ministério da Justiça anunciou um reforço de 50% no efetivo da Força Nacional em áreas críticas. No entanto, organizações indígenas cobram ações mais efetivas para garantir a segurança das comunidades e preservar seus direitos constitucionais.
Além da Amazônia, o aumento dos conflitos em terras indígenas se estende a outras regiões do país, gerando pressão sobre o governo para implementar políticas de proteção e fiscalização que contemplem a preservação ambiental e os direitos dos povos originários.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas