Mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua amplia serviços
Manaus/AM - O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com mais de 20 instituições, realizou nesta quinta-feira (14) a segunda edição do PopRuaJud/AM, um mutirão de serviços públicos voltados para pessoas em situação de rua. Neste ano, os serviços foram ampliados.
O evento, realizado no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida, em Manaus, teve como objetivo garantir o acesso rápido a direitos fundamentais, como atendimentos médicos, jurídicos, e serviços sociais. A ação contou com a participação de diversas entidades, como o INSS, a Defensoria Pública, o TRE/AM, e o Ministério Público, além de organizações da sociedade civil, que colaboraram com alimentação e apoio durante o mutirão.
Durante o evento, foram oferecidos atendimentos para emissão de documentos, como certidões de nascimento e identidade, registro civil, além de vacinação, testes rápidos (Covid-19, HIV, hepatite e sífilis) e orientação sobre benefícios sociais e previdenciários.
A juíza federal Rossana dos Santos Tavares destacou que a ação representa uma oportunidade de garantir cidadania e acesso a direitos fundamentais para a população em situação de rua, muitas vezes excluída do sistema.
A desembargadora Joana dos Santos Meirelles, vice-presidente do TJAM, ressaltou que houve uma ampliação nos serviços oferecidos, com um levantamento das necessidades específicas dessa população para melhorar a efetividade da ação.
O mutirão também foi uma oportunidade para muitas pessoas em situação de rua resolverem pendências como a regularização eleitoral, um passo importante para garantir participação nas eleições e o acesso a benefícios assistenciais.
ASSUNTOS: Amazonas