No Amazonas, 128 acadêmicos de saúde podem ter formatura antecipada
Manaus/AM – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está antecipando a formatura de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, ao todo, são 128 profissionais da área de saúde que poderão antecipar a formatura de acordo com a resolução nº 07/2020, que visa, também a oferta de profissionais para combater a pandemia de covid-19.
A outorga do título, que seria efetivada no mês de agosto, pode ser feita de imediato, desde que o formando esteja de acordo em aderir ao procedimento. São 79 médicos, 28 enfermeiros e 21 farmacêuticos que podem antecipar a formatura.
A medida tem como objetivo otimizar a disponibilização de serviços de saúde e aumentar a capacidade de atendimento das unidades públicas, especialmente aquelas que estão recebendo pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus.
O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, frisa que a colação em caráter especial é opcional para o formando, uma vez que, ao aderir à antecipação, o novo profissional assume o compromisso de atuar na rede pública de saúde por 180 dias (seis meses).
Até esta segunda-feira, dia 13, já haviam feito a solicitação de colação especial 75 formandos de Medicina, quatro de Enfermagem e 16 de Farmácia. As solicitações serão avaliadas pela SAG e validadas pela coordenação de cada curso.
Colação e registro profissional
De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Kelly Souza, os pedidos de colação de grau especial começaram a ser recebidos na última sexta-feira (10/04). "A ideia é que amanhã (14/04) a gente já comece a fazer as primeiras colações. Uma vez que a colação especial seja realizada, o profissional vai ao Conselho de Medicina, Enfermagem ou Farmácia, tira o registro profissional e já pode ir para o mercado de trabalho", detalhou Kelly Souza.
Veja também
ASSUNTOS: covid19, enfermeiros, farmacêuticos, Formatura antecipada, médicos, UEA, Amazonas