No Amazonas, 5 prefeitos são barrados na Lei da Ficha Limpa e podem perder os cargos
Manaus/AM – Prefeitos e vice-prefeitos de cinco municípios do Amazonas tiveram suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta sexta-feira (24), e correm o risco de perder os cargos. De acordo com o sercretário da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), Waldiney Siqueira, prefeitos dos municípios de Anamã, Apuí, Carauari, Novo Aripuanã e Novo Airão, tiveram suas candidaturas indeferidas depois foram encontradas irregularidades consideradas na Lei da Ficha Limpa.
Segundo a Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), as irregularidades vão desde improbidade administrativa a prática de abuso de poder econômico. Dos acusados, apenas o prefeito de Anamã, Raimundo Pinheiro foi afastado, os outros aguardam a decisão da justiça.
Caso a Justiça eleitoral decida pela punição dos políticos, os eleitores terão que voltar as urnas para eleger um novo prefeito no prazo máximo de 60 dias após a setença.
ASSUNTOS: Amazonas, ficha limpa, prefeitos, Amazonas