No Amazonas, 84 mil meninos devem ser vacinados contra HPV durante campanha
Manaus/Am - Um total de 84.350 meninos com idade entre 12 e 13 anos devem ser vacinados contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em todo o estado do Amazonas este ano. A vacina faz parte do novo calendário de vacinação dos adolescentes e é disponibilizada para os estados e municípios pelo Ministério da Saúde.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou que finalizou a entrega dos lotes de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para que os 61 municípios do interior.
A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, explica que a vacina já está disponível nos municípios e que é responsabilidade dos pais levar os meninos para serem vacinados.
A vacina contra o HPV é aplicada em duas doses. O adolescente que estiver na faixa etária de 12 e 13 anos toma a primeira dose e seis meses depois toma a segunda. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios do interior.
O secretário de estado de saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a vacinação dos meninos contra o HPV é extremamente importante, pois o vírus é transmitido através de relações sexuais e o Papiloma Vírus Humano (HPV) é o principal causador do câncer de cólon do útero.
ASSUNTOS: Amazonas