Omar inaugura primeiro Centro de Reabilitação em Dependência Química
O governador Omar Aziz inaugurou nesta sexta-feira, 28, o Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, o primeiro da rede pública estadual de saúde do Amazonas, e classificou a obra como uma das mais importantes da sua gestão. “De todas as obras que eu pude inaugurar nesses quatro anos, nenhuma tem a importância desta, que tem um efeito multiplicador. Agora podemos dizer às mães e aos pais que eles não estão mais sozinhos nesta luta”, frisou.
Acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, do vice-governador, José Melo, do prefeito de Manaus, Artur Neto, e do bispo auxiliar emérito de Manaus, dom Mário Pasqualotto, além de deputados estaduais, federais, vereadores e secretários de Estado, o governador ressaltou a importância da obra para a sociedade, por se tratar de um serviço de saúde com grande impacto social ao contribuir para melhorar a segurança pública que, de acordo com ele, não deve ser vista apenas por meio de ações de combate e repressão ao tráfico de drogas.
“Não basta implantar esquema de segurança para prender o traficante ou o marginal. É preciso também abrir espaço para quem quer se recuperar desse vício tão terrível, que afeta jovens, desfaz famílias e muitas vezes não tem volta”, disse o governador.
Omar Aziz ressaltou o apoio que o governo do Estado sempre recebeu no combate às drogas a partir do trabalho de instituições que cuidam de dependentes químicos, como a Fazenda da Esperança e a instituição Mundo Novo. Ele disse ainda saber que, dos mais de 100 internos que o Centro deve receber a cada três meses, nem todos conseguirão ser recuperados. O governador ressaltou, no entanto, que se, entre os atendidos nesse período, apenas dois forem reintegrados à vida familiar e social, já será uma grande vitória para a sociedade amazonense.
Fotos: Alex Pazuello/Agecom
Veja também
ASSUNTOS: centro de reabilitação, inaugura, Omar Aziz, química, Secundário, Manaus, Amazonas