Operação Manaus Segura faz polícia invadir bairro São José
O bairro São José, zona Leste, é alvo da operação ‘Manaus Segura’, nesta sexta-feira, e sábado. Segundo os indicadores criminais do mês de julho, o bairro registrou alta incidência de crimes como roubo e tráfico de drogas.
A operação tem parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Polícia Civil para verificação de irregularidades nos veículos, carros de motocicletas e também da Lei Seca. Em diversos pontos do bairro, serão montadas blitze e também serão realizadas incursões por meio de motocicletas e policiamento a pé, segundo explica o comandante da operação, major Cledemir Silva. “Em diversas blitze já realizamos apreensões de carros roubados e também de infratores armados”, disse o major.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, a operação ‘Manaus Segura’, lançada no dia 16 de julho na capital, visa aumentar o policiamento ostensivo em áreas com maior registro de crimes, principalmente, casos de roubo, furto e tráfico de drogas. “Já atuamos em áreas que estavam registrando muitos crimes como a rua Laço do Amor, onde os policiais fizeram diversas ações no combate a criminalidade do local. A rua continua sendo acompanhada”, disse.
Ele destaca que o bairro São José Operário, de acordo com o IBGE, tem cerca de 18 mil domicílios, e população estimava em 66 mil pessoas. “A presença da polícia nas ruas, por meio da operação ‘Manaus Segura’ têm surtido efeito e está inibindo crimes em todas as zonas”, disse.
A Operação ‘Manaus Segura’, coordenada pela SSP-AM, completou um mês de atuação e reduziu os principais indicadores criminais na capital no período de 16 de julho a 16 de agosto. Durante os trinta dias de operação, os homicídios caíram 16%, as tentativas de homicídio 2%, lesão corporal 11%, latrocínio 63% e estupro 13%.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, além das ações da operação ‘Manaus Segura’, todas as 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) do Ronda no Bairro, estão realizando operações pontuais nas áreas consideradas mais problemáticas, principalmente, prevenindo os crimes de roubo e furto, que costumam ocorrer em locais de grande circulação de pessoas.
Ele destaca que cerca de 400 policiais militares estão atuando na operação ‘Manaus Segura’. “É importante esclarecer para a sociedade que a polícia está nas ruas combatendo a ação de criminosos, tanto a Polícia Militar, no seu trabalho ostensivo, como da Polícia Civil, no trabalho de investigação e na prisão de suspeitos”, destacou Vital.
ASSUNTOS: Amazonas, insegurança, Manaus, polícia, segurança, Amazonas